OKR: A metodologia para objetivos chaves de resultado usada por empresas no vale do Silício

BI
OKR: A metodologia para objetivos chaves de resultado usada por empresas no vale do Silício

OKR: A metodologia para objetivos chaves de resultado usada por empresas no vale do Silício


OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gestão muito utilizada por empresas no vale do Silício. De modo simplificado, pode se dizer que é uma fórmula para definir metas sendo como “Eu vou” (Objetivo) “medido por” (conjunto de resultados-chave).

Um estudo realizado pela Leadership IQ com 400 empresas revelou que apenas 15% dos funcionários acreditam que suas atividades contribuem diretamente com os objetivos da empresa.

Para o crescimento sustentável de uma organização, é fundamental que todos os colaboradores saibam responder algumas questões como: Quais são as prioridades da empresa hoje? O que eu estou fazendo para atingir os objetivos da organização?

Fazendo um retrospecto, nos anos 50, Peter Drucker, já dizia: “O que não se pode medir, não dá para gerenciar”, e desenvolvia metodologias como o APO (Administração por objetivos) e teorias de como ter um bom gerenciamento e performance da organização. Todas tinham algo em comum: apresentar  de forma visual, as suas métricas para que seja possível monitorá-las com o objetivo de melhorar de forma eficiente a performance da companhia.

Os métodos tradicionais acabam dificultando a compreensão de todos os colaboradores sobre as prioridades da empresa, uma vez que são extremamente sistemáticos, possuindo uma alta rigidez em sua implementação e execução.

Além de ser um fator de desalinhamento, essa falta de entendimento pode ser  o grande causador de desengajamento e falta de produtividade dentro da organização, segundo a Gallup, resultando em metas não alcançadas e na estagnação do crescimento da empresa.

Assim, as empresas ágeis notaram que precisavam de uma forma menos sistemática e mais enxuta de gestão estratégica. Esse novo método deveria dar clareza nos objetivos da empresa, iterando de forma rápida para aprendizados contínuos e de forma simples e transparente para o gerenciamento da empresa e da equipe. Pensando nisso foram criados os OKRs.

Os Objectives and Key Results (OKR) foram criados pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, mas se tornaram mais conhecidos quando, em 1999, um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para os funcionários da empresa em volta de uma mesa de ping pong.

O método ganhou a fama por ter suportado o crescimento do Google – a empresa foi de cerca de 40 pessoas em 1999 para mais de 60 mil atualmente, mostrando que pode ser utilizado tanto por pequenas empresas como por grandes corporações – como lembra Felipe Castro, OKR Coach e sócio da Lean Performance.

De modo simplificado, Doerr estabeleceu a fórmula para definir metas sendo como:

“Eu vou” (Objetivo)

“medido por” (conjunto de resultados-chave)

Ou seja, nos OKRs nós temos dois principais componentes:

  • Objetivos (O): declaração concisa da direção desejada pela empresa. Um bom objetivo tem que ser vividamente descrito para que as pessoas possam imaginar o quão impactante será alcançá-lo;
  • Resultados-chave (KR): metas com impacto direto no atingimento do objetivo caso seja realizada com sucesso.

O objetivo é qualitativo e os KRs (na maioria das vezes entre 2 e 5 para cada objetivo) são quantitativos.

Enquanto os objetivos devem ser concisos, claros e aspiracionais para estarem sempre na cabeça dos colaboradores, os key results  são usados para indicar se o objetivo foi atingido até o final de período – normalmente trimestre para OKRs táticos e anual para OKRs estratégicos. Eles são usados como uma ferramenta de gestão e comunicação muito eficaz, pois auxiliam na criação de foco e alinhamento do esforço de toda a equipe em torno de um objetivo desafiador.

A Acending Inteligência de Negócios e AGELI, possuem os profissionais para lhe ajudar a implementar a metodologia, bem como, ferramentas para monitorar os dados de forma visual, sistematizado e com atualizações automáticas.




Gelson

Gelson





Contato

Queremos conhecer o seu negócio! Entre em contato e saiba como podemos ajudar você a crescer.


Endereço

Travessa Germano Magrin, 100
Edificio Parthenon , Sala 501
Centro - Criciúma - SC

Telefone

(49) 9 9906.9697

Email

contato@acending.com



OKR: A metodologia para objetivos chaves de resultado usada por empresas no vale do Silício - Acending - Inteligência de Negócios
Desenvolvido por Guilda web